Quem somos

Ateliê Cênico Musical – Música, teatro e expressão corporal na primeira infância

Do desejo das artistas e arte-educadoras Giu Rocha e Roberta Forte de unir seus conhecimentos e proporcionar às crianças uma experiência artística, que trouxesse a magia do faz de conta, do teatro e da música de forma livre e potente, nasce o Ateliê Cênico Musical. 

A proposta tem como pilar fundamental a religação dos saberes artísticos, por meio de práticas criativas que oportunizem vivências sensoriais e estéticas, de forma afetuosa e simples, a fim de promover uma experiência global e integrada. 

Roberta Forte

é educadora musical, atriz, regente, compositora, preparadora vocal, diretora musical e sonoplasta. Mestra em Educação Musical pela UNESP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marisa Fonterrada, graduada em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM - São Paulo). Em sua docência, transita musicalmente pelo teatro, dança e literatura, interagindo e por vezes integrando essas artes, vivenciando e desenvolvendo pesquisas. A maior parte de sua produção é dedicada ao público infantil, juvenil e à educação, por meio de projetos, composições, cursos, gravações e shows. Coordenou projetos socioculturais nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Atua como capacitadora musical para educadores de rede pública e privada, realiza palestras, oficinas, cursos e consultorias relacionadas à educação musical. Participa do G-PEM - Grupo de Pesquisa em Educação Musical (UNESP). É integrante da Orquestra do Corpo, fundada por Fernando Barba (Barbatuques) e atualmente regida por Stenio Mendes, e desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar voltada para a primeira infância com o projeto Ateliê Cênico Musical. Apresenta suas pesquisas em congressos artísticos e educacionais no Brasil e exterior, em sua maioria ligados ao tema Educação Musical, Cultura e Sociedade.

Giu Rocha

é atriz, cantora e arte-educadora e atua profissionalmente há mais de 20 anos. É formada em educação infantil e graduada em teatro na PUC- SP no curso de Comunicação das Artes do Corpo com especialização em teatro. Cursou teatro no Centro de Pesquisa Teatral CPT do diretor Antunes Filho e no Senac técnico ator. Trabalhou com diversos grupos e diretores da cena teatral paulista como; Marco Antônio Brás, Pedro Granato, Beatriz Morelli, Francisco Medeiros, Ruy Filho, Paulo Celestino e José Rubens Siqueira. Além de ministrar oficinas de teatro para crianças e jovens na Oficina Oswald de Andrade em São Paulo, no projeto BiblioSESC (SESC Itaquera), na escola Estrelas Guia, na ATA Cultural (Atibaia) e no projeto Oficinas Culturais de Franco da Rocha. Desde de 2016 desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar voltada para a primeira infância com o projeto Ateliê Cênico Musical. A artista também mantém nas redes sociais o perfil “Beleza Antiquada”, no qual cria pílulas poéticas originais calcadas em uma dramaturgia imagética e na experimentação sonora e da palavra.

Ir para o conteúdo